Como um odontopediatra pode ajudar?
Por se tratar de uma especialidade “integrada”, os odontopediatras possuem a qualificação necessária para realizar uma série de procedimentos que buscam tornar o sorriso dos pequenos pacientes mais saudável. O profissional tem todas as técnicas de manejo comportamental que o permitem fazer um bom processo diagnóstico que geralmente consiste em: anamnese detalhada sobre o estado de saúde bucal e sistêmica do paciente, bem como histórico familiar e outras questões quanto à rotina em casa, exame físico (intra e extrabucal) e quando necessário exames complementares como radiografias ou tomografias (em raros casos) por exemplo.
Quais tratamentos são oferecidos?
Extração de dente de leite: realizada com anestesia e de uma forma que a criança não sinta desconforto e quando necessário é guiada por uma radiografia da região.
Restauração de uma cárie: A restauração é realizada com resina composta. Iniciamos removendo todo o tecido cariado e depois o dente é restaurado de forma incremental com uma técnica correta de adesão e fotopolimerizado.
Tratamento de canal em dente de leite: Inicialmente remove todo o tecido cariado e obtém acesso aos canais. A limpeza dos canais é feita com instrumentos rotatórios e depois são obturados com um material biocompatível.
Por que é importante a gestante fazer o pré-natal odontológico?
Durante o pré-natal odontológico a gestante receberá medidas preventivas para seus dentes e gengivas. Caso haja necessidade, será realizado o tratamento odontológico a fim de restabelecer sua saúde oral. A gestante receberá orientações de promoção da saúde oral para seu bebê.
Quando deve ser a primeira consulta ao odontopediatra?
O ideal é que ocorra na época de erupção do primeiro dente de leite, por volta dos seis meses de vida.
Lembre: “primeiro dente = primeira visita ao odontopediatra!”
Por que bebê e criança devem freqüentar o consultório odontopediátrico?
O tratamento odontológico preventivo inicia desde a fase de bebê e prossegue até o final da adolescência com consultas marcadas de acordo com a necessidade individual. A saúde oral é parte integrante da saúde do indivíduo, por isso requer cuidados precoces. Quanto mais cedo iniciarmos a consultas de promoção de saúde, mais efetivos serão os resultados e melhor será a adaptação ao consultório odontológico.
Qual a importância de cuidar dos dentes de leite (dentes decíduos)?
Os dentes decíduos permitem que o bebê e a criança mastiguem corretamente, ajudam na fala e deglutição. Estes dentes também guardam espaço e servem de guia para a erupção dos dentes permanentes, estimulam o correto desenvolvimento e crescimento dos arcos dentais e articulações (atm). Dentes perfeitos permitem que a criança sorria, contribuindo na sua socialização.
Por que há necessidade do acompanhamento odontológico durante a fase de crescimento e desenvolvimento?
A odontopediatria fornece condições de medidas preventivas, diagnóstico e tratamento precoce das doenças e alterações orais. Caso não haja uma freqüência adequada ao odontopediatra, poderão passar sem o correto diagnóstico algumas alterações na gengiva, bochechas, lábios, língua, dentes, arcos dentais e articulações (atm). É freqüente também o atendimento dos traumatismos orais nesta fase, que poderão ter seqüelas tanto para os dentes de leite, quanto para os dentes permanentes.
Como realizar a higiene oral do bebê?
Enquanto não surgirem os dentes de leite e haja amamentação exclusiva no peito materno não há necessidade de limpeza da boca do bebê, pois o leite materno protege toda a cavidade oral. Quando surgir o primeiro dente na boca, a higiene oral deve ser realizada delicadamente com escova de dente macia, após cada alimentação e antes de dormir.
Qual a importância do acompanhamento dos pais na hora da escovação?
A presença dos pais é fundamental na higiene oral, pois a criança não tem coordenação motora para realizá-la de maneira correta.
Quando devemos iniciar o tratamento ortodôntico?
O odontopediatra consegue tratar alterações nos arcos dentais através de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos ainda na fase dos dentes de leite, sempre considerando a cooperação e maturidade da criança.
Qual a idade que inicia o processo de troca da dentição?
Este período tão esperado pelas crianças, normalmente, ocorre por volta dos seis anos de idade, mas pode variar de acordo com a hereditariedade ou presença de alguma alteração sistêmica.