Prevenção
A odontologia preventiva tem como ênfase conscientizar e promover a prevenção na saúde bucal. Os cuidados com os dentes e com o seu sistema mastigatório deve ser uma prioridade.
Cuidar da sua saúde envolve também ter hábitos diários de limpeza bucal. Afinal, muitas pessoas não sabem, mas nos primeiros estágios, a maioria dos sintomas de que há algo errado não se apresentam ou se manifestam. Por estes motivos, a odontologia preventiva nunca foi tão importante para a os pacientes.
Você sabia que de acordo com o Centro para o Controle de Doenças – Atlanta (CDC), a cárie afeta até 60% das crianças até a idade de 15 anos? E as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea podem atingir até 95% dos adultos!
Desta forma, conhecer os cuidados com a saúde bucal e as indicações deste ramo da odontologia podem te ajudar a evitar problemas no futuro. Confira!
O uso do fio dental é necessário para limpeza dos dentes?
Sim. O fio dental complementa a higiene bucal. Resíduos e acúmulo de restos alimentares entre os dentes e abaixo da linha da gengiva não são removidos apenas com a escova dental. O fio dental é responsável pela limpeza das regiões onde a escova não alcança.
Quando passo fio dental, a minha gengiva sangra. O que fazer?
A gengiva só sangra se estiver inflamada. Não se assuste e nem deixe de usar o fio dental. O sangramento é característico de uma inflamação local devido ao acúmulo de placa bacteriana. Quanto mais você realizar a limpeza com o fio dental, a inflamação cessará e o sangramento também. Gengiva saudável não sangra.
Como deve ser usado o fio dental?
– corte um pedaço de fio dental, 30 a 40 centímetros de comprimento, e amarre-o ao em cada dedo médio, deixando 10 centímetros entre os dedos.
– limpar as superfícies laterais de cada dente deslizando o fio dental para cima e para baixo, para remover a placa bacteriana sobre estas superfícies, fazendo movimentos suaves.
– para remover o fio do meio dos dentes, use movimentos de trás para frente.
Qual escova de dente devo escolher para escovação dos dentes?
Para evitar a retração gengival e outros danos à gengiva marginal, escolha preferencialmente uma escova de dentes com cerdas macias ou extra-macias. Evite escolher escovas com cerdas de borrachas . A regra para a escolha da escova de dentes é simples: escovas extra-macias ou macias, com grande quantidade de cerdas, com a cabeça pequena ou média que alcance facilmente todos os dentes e suas superfícies.
Existe uma forma certa de fazer a escovação dos dentes?
Movimentos repetitivos e com demasiada força, aliados as escovas de cerdas duras , associadas a pasta dental com alta abrasividade, resultam em retração da gengiva a longo prazo e desgaste do esmalte, principalmente da região cervical dos dentes, causando exposição da dentina e possível sensibilidade dos dentes. Portanto, os movimentos devem ser suaves. Posicione a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, forçando as cerdas a penetrar levemente sob a gengiva. Em seguida, realize movimentos vibratórios curtos ou circulares, seguidos de um movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, em todas as superfícies de cada dente (interna externa e a superfície de mastigação). Não se esqueça de escovar a língua para evitar acúmulo de bactérias que causam mal hálito
Qual creme dental deve escolher para escovação dos dentes?
Escolha sempre um creme dental que contenha flúor para a escovação dos dentes. O flúor confere ao esmalte maior resistência aos substratos ácidos proveniente das bactérias da cárie. Em baixas concentrações, o flúor também apresenta uma atividade antimicrobiana, inibindo a adesão bacteriana e impedindo o armazenamento de carboidratos e limitando metabolismo microbiano entre as refeições do hospedeiro. Certifique-se de que o creme dental para a escovação dos dentes apresenta flúor na sua composição e verifique a sua concentração.
Crianças: use um creme dental 1.100 ppm (partes por milhão) de flúor. A quantidade da pasta será adequada a idade da criança.
Adultos: 1.450 ppm de flúor.
Quanto tempo deve durar a escovação dos dentes?
Mais importante que o tempo de duração da escovação dos dentes é a certeza de que todas as superfícies dos dentes e entre os dentes foram limpas. De nada importa uma escovação dos dentes demorada se ela não foi correta. Uma boa dica é dividir a boca em quatro partes. Dedicar 45 segundos de escovação dos dentes para cada quadrante.
Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?
O ideal seria escovar os dentes após cada refeição.
A escova elétrica é melhor do que a escova manual?
Não há diferença na remoção de resíduos e placa bacteriana entre a escova elétrica e a manual. A escova elétrica pode ser indicada para pacientes com dificuldade motora no uso da escova manual. Os mesmos cuidados e formas de escovação dos dentes se aplicam para ambas as escovas.
De quanto em quanto tempo devo trocar a escova de dentes?
A escova de dentes deve ser substituída ao primeiro sinal desgaste (abertura das cerdas). Cerdas mal alinhadas apresentam menor superfície de contanto com os dentes, ocasionando uma escovação menos eficiente e levando maior esforço durante a escovação, o que pode provocar retrações na gengiva. Também é muito importante a troca da escova de dente após uma gripe ou resfriado, uma vez que as cerdas podem acumular os germes que podem levar à reinfecção.