Slide 1
Harmonização Orofacial

Quando fazer a harmonização facial?

A harmonização é realizada com fins estéticos, sendo indicada para:

•            Suavizar rugas e linhas de expressão;

•            Tratar rugas profundas;

•            Promover o rejuvenescimento da pele;

•            Reduzir as olheiras;

•            Diminuir a flacidez da pele;

•            Adicionar volume, forma e estrutura aos lábios.

Quais as contraindicações de realizar HOF?

•            Alergia ao ácido hialurônico;

•            Doenças auto imunes;

•            Pacientes oncológicos;

•            Gestantes;

•            Presença de herpes ou feridas labiais.

Riscos da harmonização facial

Apesar de na maioria das vezes a harmonização fácil ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado com alguns riscos, como:

•            Obstrução do fluxo sanguíneo no local;

•            Necrose da pele;

•            Deformação do rosto;

•            Infecções.

Quais procedimentos mais realizados na harmonização facial?

Toxina Botulínica

A aplicação de toxina botulínica, muito conhecida pelos pacientes como “botox”, é uma neurotoxina é injetada por via intra-muscular, inibindo a liberação da acetilcolina (responsável pela contração muscular) nas sinapses e junções neuromusculares, fazendo que o músculo não recebe a informação para contração resultando na paralisação da musculatura. Logo, as rugas dinâmicas são originadas dessa contração e a aplicação da toxina botulínica permitirá que os músculos fiquem paralisados, evitando que elas se formem.

Preenchedores com ácido hialurônico

O ácido hialurônico está presente na matriz dos nossos tecidos, sendo responsável por manter vivas as fibras de colágeno que dão sustentação, hidratação e elasticidade para a nossa pele. A partir dos nossos 25-30 anos, a produção do ácido vai diminuindo e consequentemente a hidratação da pele e o seu volume vão reduzindo. Indica-se o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico, sendo ele biocompatível e tendo como sua característica principal a capacidade de ligação com as moléculas de água (hidrofílico, de tal forma que quando aplicados, devolvem ao paciente o volume perdido e promovem uma profunda hidratação da região. Do mesmo modo, pode ser utilizado no tratamento de assimetrias faciais e também para fins estéticos, como o preenchimento labial que está super em alta.

Bioestimuladores

O uso de bioestimuladores é um dos procedimentos que mais estão em alta na harmonização orofacial. Os  bioestimuladores tem a função de estimular a produção de colágeno do organismo, reposição de volume e diminuição da flacidez a longo prazo. Também são substâncias biocompatíveis e bio absorvíveis, sendo absorvidas pelos pacientes sem prejudicar o organismo.

A bioestimulação é decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. Normalmente é indicada a partir dos 30 anos de idade e pode ser feita de diversas maneiras.  Exemplo: sculptra e radiesse.

Microagulhamento com dermaroller

O Microagulhamento com dermaroller tem como principal objetivo a de melhorar a textura da pele, atenuando manchas e rugas mais finas. Para o procedimento de microagulhamento utilizam-se dezenas de microagulhas de até dois milímetros de comprimento acopladas em rolinhos que deslizam na área da pele a ser tratada. Os ativos podem ser a base de ácido hialurônico, vitamina C, clareadores para pele, entre outros. Sendo que o trauma mecânico produzido com o aparelho também estimula a neocolagênese, ou seja, produção de novas fibras de colágeno.

Intradermoterapia e Skinbooster

Tanto a Intradermoterapia quanto o Skinbooster consistem na aplicação de ativos através de injeção na pele ou subcutâneo para prevenir o envelhecimento, melhorando a qualidade e trazendo mais elasticidade e estrutura para a pele, através de uma hidratação profunda.  Esses procedimentos são utilizados também no tratamento de rugas finas, em regiões onde a toxina botulínica não é indicada.

Como é feito o preenchimento labial?

Antes de tudo é aplicada uma anestesia tópica, e depois uma anestesia local sob os lábios do paciente. Após alguns minutos, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula. A aplicação é rápida e feita no consultório. O ácido é injetado com uma agulha ou cânula, e durante alguns minutos o local é modelado com uma leve massagem, para eliminar possíveis assimetrias.

Do mesmo modo, dependendo do aumento labial necessário, as aplicações do ácido deverão ser feitas em etapas para alcançar um resultado natural. Imediatamente após o procedimento podem ocorrer inchaços e hematomas locais que podem permanecer por 48 horas.

Os resultados aparecem em poucos dias, mas se tornam definitivos após três semanas. Nesse período, o paciente deve retornar ao consultório para avaliação e acompanhamento.

Por fim, a duração do preenchimento é de até 1 ano e meio. A vantagem do ácido hialurônico é a estimulação da produção de colágeno no local mesmo depois do fim do seu efeito preenchedor.

Cuidados pós-operatórios:

1.           Não manipular, massagear ou comprimir os lábios;

2.           Não usar maquiagem no dia da aplicação;

3.           Aplicar cremes e pomadas na região somente 48 horas após o procedimento;

4.           Evitar exposição solar;

5.           Não realizar atividade física.