Lentes de contato dental
As lentes de contato dental são lâminas finas de porcelana que são cimentadas aos dentes. São indicadas para pacientes que têm algum tipo de alteração de forma, cor, tamanho e/ou alinhamento dentais que possam desagradar esteticamente a harmonia do sorriso. Elas podem ser colocadas em um ou vários dentes.
Quem pode usar as lentes de contato dental?
As lentes de contato dental podem ser indicadas para uso de diversos pacientes, para pequenas correções estéticas, forma, cor, tamanho e/ou pequenos alinhamento dentais.
E como é feito este tratamento?
O tratamento se inicia com um minucioso estudo e planejamento do caso. O paciente realiza exames radiográficos prévios, fotografias iniciais do rosto, do sorriso, dos dentes, moldagens e/ou escaneamentos intra orais para confecção de modelos onde serão feitos os projetos iniciais.
Será que vou gostar do resultado?
Em alguns casos, o paciente pode ter uma prévia de como ficará o sorriso após a colocação da lente de contato dental por meio da aplicação de uma resina bisacrílica sobre os dentes naturais, sem que nenhum desgaste seja necessário.
Algum tipo de desgaste ao dente precisa ser feito para receber a lente de contato dental?
Há um desgaste sim, porém é mínimo.
O desgaste do dente deve ser feito apenas em dentes mal posicionados e com manchamentos severos, uma vez que a lente de contato dental necessita de espaço e espessura suficiente, mesmo que mínima para corrigir a posição inicial do dente e esconder manchas que estão presentes. Para isso, “a superfície do dente recebe pequenas alterações por meio de desgastes.
É necessário anestesia para fazer o procedimento?
Se for necessário um desgaste dentário tão abrangente que alcance a dentina, é preciso anestesiar o paciente para evitar incômodos. Caso contrário, não é necessária anestesia.
O procedimento tem risco?
Se for feito por um profissional capacitado, o procedimento não apresenta grandes riscos.
Posso retirar as lentes depois?
Não, o tratamento é definitivo. Uma vez colocado, só pode ser substituído, mas não removido totalmente, visto que o dente original permanecerá com pequenos desgastes.
Após a colocação quais são as recomendações?
As recomendações são as mesmas, escovar os dentes ao menos 3 vezes por dia, passar fio dental ao menos duas vezes ao dia, ir ao dentista regularmente.
E quanto a durabilidade das lentes de contato dental?
Tem uma média de 15 anos, a duração das lentes de contato dental, porém existem situações em que tal tempo é muito maior. Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes. A porcelana é um material inerte e biologicamente compatível O que garante a longevidade da lente de contato dental é a correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista.
Podem ocorrer manchas nas lentes?
Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa, contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.
Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.
Tem como clarear as lentes de contato dental?
Por se tratar de lâminas finas de porcelana que já são confeccionadas na cor desejada, não é possível clareá-las.
Quantas consultas são necessárias para colocação da lente de contato dental?
Tres consulta são necessárias – Design, Preparo, Cimentação. Na primeira consulta é feito o desenho dos dentes e do sorriso. A segunda consulta envolve o preparo dos dentes e o molde necessário para iniciar a confecção da lente de contato dentais. A terceira e última consulta é feita a cimentação final das lentes. Dependendo do número de dentes envolvidos, o número de consultas deve aumentar.
Se a lente de contato dental for feita apenas nos dentes superiores, os dentes inferiores ficarão com cores diferentes?
Este é um fator importante é deve ser discutido com o paciente durante a avaliação inicial sobre a modificação do sorriso para que ao final do tratamento os dentes possam formar um sorriso ideal e harmônico.